quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Salve Cosme e Damião!

Estou muito feliz por humildimente ter retomado a tradição de distribuir saquinhos de doces. Lembro de quando era criança e corria pelas ruas do Barro Vermelho com meus primos Tony e Roger e também no Bairro de Fátima com meus primos Érica e Dinho e a mãe deles, minha super tia Chica!
A alegria de chegar em casa e separar os doces, dar os doces pra minha avó...os que eu não gostava (maria mole, doce de abóbora de coração, cocada...rs) e encontrar surpresas em sacos sortidos com carinho...

Vários rostinhos viravam "sorriso"...parecia que todo mundo se conhecia, alguém gritava: "Tá dando doce"...e corríamos, nos espremíamos e às vezes era uma disputa só...as entradas em terreiros eram sempre místicas e organizadas e tínhamos medo também...eu não gostava quando jogavam bala "avanço" e não gostava de me espremer para disputar o saco de doce, acho que tinha que ser espontâneo...
Adulta, bem sucedida no trabalho, foi surgindo uma vontade de agradecer e compartilhar com a distribuição de doces...fizemos alguns anos, depois, nossa crise e paramos...esse ano, voltamos com um pouquinho. Mas foi bem legal, divertido, porque é uma forma de agradecer a esses santos queridos e de ensinar ao Miguel um pouco das tradições e trazer a alegria da infância.

Aqui na Região Oceânica, não rola muito...só se vê carros e sabe qual é a estratégia das crianças? Andar nas ruas principais e parar em esquinas...os carros param e distribuem os doces...

Assim, distribuimos os nossos pela rua, para as casas que tem crianças e ao chegar na rua principal, Marisa levou Miguel ao ponto de ônibus gramado, onde várias crianças esperavam doces...Miguel ganhou 3 saquinhos enquanto voltei em casa para recarregar o nosso carrinho do Saara...

Conversei um pouco com as crianças, tirei fotos (depois posto, claro) e voltamos! Miguel está comendo os doces, feliz da vida!

Ele descobriu que o dia de Cosme e Damião é doce, assim como a vida deveria ser e como cada um de nós pode ser.

A história de Cosme e Damião é interessante, veja AQUI.

A oração deles:

"São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simp
licidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu". São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...