quinta-feira, 5 de maio de 2011

E o home office?

Com dentinhos novos e os efeitos colaterais no bebê, viagem para São Pedro, festa do primo em casa e também o dia das mães vindouro, fora reuniões de projetos, aulas de inglês e muito cansaço, dei uma parada no projeto home office. Mas hoje, ao conseguir um pedreiro para cimentar a área externa por um preço honesto e super recomendado, me animei com a possibilidade de abrir uma fonte de luz natural (janela) no home office e comprar as prateleiras, gaveteiros e cadeira confortável. (Vos escrevo da filial quarto, ainda bar com banqueta da penteadeira...ai minha coluna! Meu reino por duas cadeiras confortáveis, para a matriz e para a filial!).
Agora, com câmera nova em mãos, graças à minha amiga/irmã Fê, vou fotografar e mostrar as coisas que fui mudando e comentar aqui. Depois preciso achar uma autorizada da Panasonic para consertar a outra câmera, né? O iPhone também faz falta, tira foto e já vai para rede social...

Voltando ao assunto, para inspirar e voltar a trabalhar no meu sonho de ter meu espaço de trabalho em casa organizado, compartilho o que achei no site da Leroy Merlin ao ir para lá orçar material:

Monte um home office funcional

Trabalhar em casa: alguns truques e disciplina ajudam a manter o escritório organizado

Trabalhar em casa nos dias atuais é mais comum do que se pensa. Muitas pessoas estão aderindo ao home office e montando um ambiente de trabalho dentro de casa. Mas, para que o trabalho seja produtivo, não basta um espaço bem decorado e harmonioso. É preciso organização.

De acordo com a personal organizer Luiza Vieira, para um escritório ser funcional e agradável, é importante contar com uma estrutura adequada, “ter mesa e cadeiras confortáveis, uma cortina ou persiana para controlar a luminosidade do ambiente, além de prateleiras, estantes, gaveteiros e quadro de aviso”, diz.

Para organizar o ambiente e mantê-lo arrumado no dia a dia, é importante livrar-se de papéis e objetos que não têm mais uso. “O descarte vem em primeiro lugar, pois é um processo indispensável para uma organização. Livre-se de tudo que não é utilizado”, sugere Luiza. Feito isso, é hora de começar a arrumação.

Os gaveteiros são muito úteis para guardar objetos que não são usados com tanta frequência, ou para materiais de escritório como papéis, etiquetas, envelopes etc. “Deixe a primeira gaveta para guardar seus pertences pessoais e documentos sobre o trabalho mais recente”, aconselha a especialista.

Uma estante é sempre eficiente no escritório e pode ser usada para guardar livros, pastas, caixas e afins. Se não houver espaço para esse tipo de móvel, as prateleiras fazem muito bem o papel. Possuem cores, tamanhos e formatos variados e são facilmente instaladas. Além de organizar os livros, pastas e caixas também decoram o espaço.

Já as caixas têm múltipla utilidade. De diversos materiais, tamanhos, estampas e cores, elas servem para guardar e organizar papeladas e utensílios, além de darem charme e estilo à decoração do escritório. Podem ser colocadas em prateleiras, estantes ou mesmo dispostas no chão.

De acordo com Luiza, a regra básica para organizar papeladas, documentos e ferramentas de trabalho do dia a dia é agrupá-los por categoria e colocá-los em gavetas próximas à mesa de trabalho para que fiquem sempre acessíveis. Já objetos usados frequentemente, como papéis do trabalho atual, ficam à vista para facilitar.

A profissional explica que é preciso disciplina para manter o escritório organizado ao longo dos dias. “Tirou um objeto do lugar, a regra é colocá-lo de volta assim que terminar de usar”, diz.

Segundo Luiza, você pode fazer essa arrumação a cada três ou seis meses, dependendo de sua disciplina em manter a ordem. “Uma boa hora para fazer essa limpeza é antes das férias anuais. Com certeza, a volta será muito mais agradável”, aconselha.

Confira as dicas de Luiza para conservar o ambiente em ordem

• Mantenha arquivos e pastas organizados.
• Utilize pastas individuais para notas, contratos, comprovantes, propostas etc.
• Utilize etiquetas para identificar as pastas de acordo com o assunto para facilitar a busca.
• Sempre que for dispensar documentos ou correspondências sigilosas, rasgue-os ou picote.


 


Fonte:




 


Ps1: Ai que vontade de dirigir e ter uma grana par ir a Leroy olhar e comprar coisinhas para deixar a casa mais linda.

Ps2: Shampoo de bebê foi parar no meu computador e perdi tudo! Uso o Notebook do Digo, que já tá com minha bateria bichada. Gente, o que é isso? Tô tão descuidada assim, ou o universo diz que devo ser totalmente do lar? Preciso pensar! Precisei recomeçar o trabalho do projeto cultural para a prefeitura, do ZERO. Fora tudo que estava no HD, sem back up (really????????). Ainda não acordei do pesadelo!

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