quarta-feira, 30 de março de 2011

Redecorando sem budget...loucura?

Preciso terminar minha galeria, definir as fotos e comprar as molduras... Do meu lado da cama, a banqueta não cumpriu bem o papel de criado, por seu estofamento ser macio. Quero uma mesa com gavetas, uma cadeira e espelho. O que faço no meio, onde seria a cabeceira? Faz tempo que quero um sofá assim. Esse está em promoção no Extra. Seria perfeito para nosso espaço. Minha amiga da Casa da Dona Santa ganhou esta cadeira no Extra e eu a desejo também para o home officer e para o lado da minha cama. As duas fotos acima são inspiração para organizar a entrada da casa. Mas não tenho hall... Inspiração para o meu lado da cama... Tirei meu armário de madeira do escritório e o coloquei na entrada da casa...pinto ou não? Outra coisa, como armazenar pastas e revistas em um espaço pequeno? Então... Mulher tem uma relação tão forte com a casa e precisa mudar móveis, ver enxoval novo e lindo e quando não rola comprar coisas novas, inventa, pinta, borda, muda coisas de lugar. Você é assim? A casa precisa refletir meu estado de espírito e ser funcional. Além disso, como boa libriana, penso em todos os moradores e priorizo necessidades e desejos de cada um. Assim, a casa fica gostosa. Também gosto de fazer coisas que mostrem que amamos receber e isso é percebido em nossas festinhas em casa. Eu vivo um dilema, antes tinha dinheiro e não tinha tempo e agora tenho tempo, mas não tenho dinheiro. Gostaria de resolver essa equação. Que venham projetos, que se realizem e essa máxima se resolva por aqui. Vou contar para vocês uma história um pouco longa, para ser sincera, porque preciso desabafar, colocar essas coisas em forma de projeto e achei que o blog seria uma ótima ferramenta. Para quem não tem tempo e quer um resumo: preciso comprar coisas e testar outras que já tenho em casa para renovar, dar uma cara nova e preciso pintar a casa! Se você quiser continuar e quiser me dar sugestões no comentário, obrigada de coração! Eu moro há 4 anos numa casa de aluguel. Foi primeira locação e amor a primeira vista. Saímos de um prédio, um condomínio por causa dos cachorros que ganhamos e aqui estamos. A questão é que toda casa ou apt precisa de manutenção e essa grana tem que ser separada do orçamento, ou vai ficando tudo feio, tudo velho e a casa não espelha mais o dono, isso reflete na energia das pessoas que moram, trabalham e frequentam a casa. Pensando nisso, criei várias soluções espertas, virando móveis, trocando de lugar e dando uso inusitado para objetos e dando destaque para outros, que você pode conferir aqui e aqui e temos um faz tudo que nos ajuda de vez em quando. Mas algo me incomoda, os detalhes, a falta de acabamento dos processos e com posse nas revistas e referências que tenho em mãos, resolvi colocar em prática meu gosto por decoração, mas a questão é, e a grana? Ufa, enquanto isso idéias borbulham na minha cabeça e se eu não as colocar aqui, não vou conseguir respirar, portanto... Antes aviso que não sou bege e nem simétrica. Nada contra, mas só não consigo ser e preciso mudar sempre as coisas, então o efeito é algo não muito convencional, mas adoro ver minha personalidade expressa na minha casa. Isso é super levado em conta nas escolhas e no quesito, vou usar o que tenho em casa ao máximo! Questões práticas que preciso resolver, mesmo sem ter orçamento. O jeito vai ser aumentar a renda e ir aos poucos colocando as coisas em prática: 1 - Pintar o home office. Descobri infiltração lá (porque fica embaixo do banheiro) e além disso não tem boa circulação. Vai ter que rolar uma obrinha (medo!). 2- Conseguir ventilar o espaço. Comprar um ventilador. O ideal seria abrir uma clarabóia ou uma janela tipo vitrine para entrar luz e dar uma sensação melhor. Tenho que falar com a imobiliária. 3- Colocar prateleiras, bancadas de trabalho e cadeiras. A base pronta, minha tarefa de administrar a ordem e usar o espaço, quem sabe até com alunos, será muito mais fácil. Chega de improviso aqui. Diz o feng shui que a área que fica esquecida, reflete a pouca importância na área em sua vida e tenho dito, que vou tomar posse do meu home office e ver minha vida profissional se renovar e se concretizar! 4- Organizar documentos e torná-los acessíveis. Tirar o que não tiver a ver com o home office. Decidir se a parte de costura ficará lá e dar um espaço para o atelier. Pastas com plástico, caixas organizadoras e as prateleiras são para isso. Enquanto não consigo comprar essas coisas, fiz o seguinte: 1- tirei o armário (que para nós é uma jóia) de lá, porque estava mofando, ocupava muito espaço e não era funcional. Foi tudo para o chão!!!! Oh my God!!!! O que estava entrando nos eixos, ficou sem amparo, mas vai dar certo! 2- Levei o armário para a sala para tentar resolver um outro problema, organizar a chegada em casa. Um lugar fofo para bolsa, sapatos, guarda chuvas, além de poder realizar meu sonho de deixar pantufas e/ou havaianas para nós e para as visitas. Mas ficou esquisito, viu? Acho que vou ter que pintar o armário e colocar espelho em uma das laterais. Aguardo o Fofo dar o veredito. A idéia é manter o armário em casa, já que é significativo para nós. Talvez volte para o quarto da Lu e devolveremos o da prima ou vá para a área de serviço...vamos ver o destino. Se isso acontecer, vou ter que fazer o cantinho de organizar a chegada (hall) de outro jeito, com puxadores, adesivos e prateleiras. 3- A sala deu uma superlotada e então a linda e valiosa namoradeira foi parar na varanda. A namoradeira deu uma cara charmosa na varanda da frente, ainda mais com as minhas tão sonhadas helicôneas. Mas preciso agora de pedriscos para dar um acabamento ao jardim, trocar a grade que evita que os cachorros entrem e reformar a casa dos cachorros, calçar o piso (cimentar o quintal) e colocar portão na casa dos cachorros, para evitar que eles pulem nas visitas. Isso resolve por ora a agonia de não ter móveis usados em áreas externas e que estão na moda...e a idéia de usar a varanda da frente, subutilizada...tá um espaço tão gostoso com as plantas. Quem chegar em casa, vai ver essa peça fofa e a recepção terá uma cara de abraço...ou cozy em inglês. 4- O baú que agora será do Miguel (já é) vai ter que ser pintado urgente, ganhar rodízios e ferragens. Ele ocupou o lugar da namoradeira e vai fazer as vezes de assento. A sala precisa de um sofá de 4 lugares e seria ideal ter uma chaise. Isso resolveria a questão, lugares para sentar na sala. O baú organiza e reveza os brinquedos do bebê. Pode ser mesa de centro para jogos e pizza com os amigos também. 5- Eu trouxe um bar branco com rodinhas para meu quarto (ele estava na varanda de jantar), de onde escrevo agora, para fazer de penteadeira e vi que preciso colocar um espelho e ter uma mesinha mesmo, para a ergonomia e para ter gaveta. Mas digamos que é um test drive. Eu usava a banqueta como criado mudo, a mesma que agora uso para sentar e a questão é que fofa e assim deixava garrafas, copos cairem e virava um caos. Mais uma mudança sem gastar dim dim e talvez um provisório permanente, mas sonho com a mesa e cadeira. Gosto de fazer a contabilidade no quarto, à noite, preparar lista de tarefas do dia seguinte e fazer posts no blog, do quarto...a mesa cabe o notebook. 6- Os cavaletes e tampo de vidro que tenho não cabem no home office, ou já estariam lá como bancada, preciso resolver essa questão. Talvez vire a mesa da varanda de jantar, se o vidro suportar a cadeirinha do bebê, porque a mesa que está lá é bem pequena e fica apertada. 7- A penteadeira que faz de mesa no home officer, bem que podia caber na lateral da cama e com uma pintura nova, faria bem o papel que preciso e descrevi no item 5. Amanhã verei se isso é possível! Aí eu só compraria o material, os puxadores e a cadeira fofa e confortável. Nem vou falar da área externa e as chaises que ganhei de natal, a piscina de plástico... Como uma nova home officer (trabalhando de casa) e recebendo clientes e alunos em casa, me sinto também na obrigação de caprichar em algumas coisas. Portanto, preciso resolver de uma vez por todas a questão do meu escritório em casa. O primeiro passo é torná-lo apto ao seu papel. Já viu cozinha sem fogão? Pois é...realocando móveis de lá, renovo a casa, resolvo outras questões e trazendo prateleiras, bancadas, cadeira confortável, cor, luz e circulação de ar, acho que vai deslanchar!! Tem novidade boa vindo por aí no meu futuro como uma profissional home officer! Torçam por mim!

2 comentários:

  1. Oi Marcelle!
    Desculpa a demora em te respondes, mas não estava acessando o email do Frango.
    Bom, as miniaturas dos beatles nào são biscuit, mas sim de uma coleção lançada há algum tempo. Vc consegue comprar pelo mercado livre.
    Qto a temperatura do suco, coloquei bem gelado e de pouco em pouco...deu tudo certo!
    bjs
    *ps: a festa vai sair na revista Crescer de abril, com todas as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Marcelle, sempre achei que você deveria usar seu talento em decoração pra ganhar dinheiro!!!!
    Já que você não tem $$$ pra fazer as festas e decorações dos seus sonhos, use o $$$ de quem tem e ganhe dinheiro com isso!!!!Talento você tem de sobre, abuse!!! e boa sorte.
    Beijos,
    Fabiana

    ResponderExcluir

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...