domingo, 12 de dezembro de 2010

Guia de compras - na hora da compra


Um dos temas frequentes aqui no blog é o consumo consciente e depois que fui convidada a organizar um curso sobre economia doméstica, vi que tenho paixão pelo tema e resolvi aproveitar e ampliar ao falar de consumo. Ser consciente na hora das compras e conhecer como funcionam as coisas, os seus direitos. Continuando com as dicas de compras para o natal:

NA HORA DA COMPRA:

* TESTE O PRODUTO:

Como as trocas nesta época são complicadas, confira as condições do produto na hora da compra. Os especialistas recomendam, inclusive, abrir a caixa e testar o produto na hora, principalmente no caso de brinquedos. Se não for possível testar ainda na loja, faça-o em casa e lembre-se; em caso de defeito, a loja tem de fazer a troca imediata ou devolver o dinheiro.

* NOTA FISCAL:

Peça e guarde a nota fiscal e faça constar do documento prazo de entrega e condições de troca, caso estas não estejam expressas na etiqueta do produto. Lembre de que a nota fiscal também é necessária para exercer a garantia.

* ENTREGA:

A entrega é o problema mais frequente nas compras em lojas e, principalmente, on-line. As queixas vão de atraso, produto fora da especificação até a não entrega. Quanto mais perto do Natal, maior o risco de não cumprimento do prazo. O desembargador Luiz Rizzato recomenda que o consumidor, de preferência, saia da loja com o produto "embaixo do braço"

TROCAS: O código de defesa do consumidor garante troca por defeito do produto. Nos demais casos, trata-se de política do lojista. Por isso, informe-se bem sobre as condições e prazos para troca e sempre mantenha a etiqueta e a nota fiscal para garanti-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...