domingo, 12 de dezembro de 2010

Dicas para as compras de natal - Antes das compras


Domingo normalmente consigo ler o jornal e aproveito para pegar coisas bacanas e dividir aqui com vocês, que vem nos visitar nesse espaço.

Eu já declarei que AMO natal, graças a influência das experiências vividas com minha avó Irene, quem me criou e esse ano, apesar de não reunir muita gente, faremos aqui nossa ceia de natal e almoço também.


Estamos as voltas com isso, portanto esse tema vai rolar por aqui. E você? Como lida com o natal e quais suas dicas? Deixe um comentário compartilhando conosco.


Saiu no Globo de hoje, dia 12/12/2010, no caderno ECONOMIA, página 44:



ANTES DA COMPRA:


* PLANEJAMENTO:


Faça uma lista de presentes e mesmo a do supermercado antes de sair. Isso agiliza as compras e evita gastos desnecessários.


* PESQUISE:


Principalmente para produtos de alto valor, como eletrodomésticos, pesquise preços na internet antes de ir às compras. Mas, se decidir pelo parcelamento, verifique o custo efetivo da compra: some o valor das parcelas e analise o total incluindo os juros.


* FORMA DE PAGAMENTO:

entidades de defesa do consumidor alertam: os preços à vista e no cartão de crédito devem ser iguais. Mas, nada impede que você pechinche.


* ENDIVIDAMENTO:

Cuidado para não gastr mais do que pode. A recomendação é anotar todos os gastos em cartões, cheques pré-datados e até o valor das lembrancinhas. Lembre-se de que são muitos os compromissos para janeiro. Além dos gastos fixos, há, por exemplo, impostos e material escolar.


* RECLAMAÇÕES:


Antes de comprar, verifique na internet e nos sites do PROCON e do Ministério da Justiça se há queixas contra a empresa, principalmente questões referentes a entrega, assistência técnica e troca.



Gostou das dicas da fase ANTES das compras? Depois colocarei os posts com NA HORA DA COMPRA e COMPRA ON-LINE.
Coloquei o link com o PROCON, basta colocar o estado e pesquisar e o link do portal do cidadão do Ministério do trabalho, com vários tipos de pesquisa.

Um comentário:

  1. Ai amiga meu Natal está num rítmo, que eu não estou gostando nem um pouco. Tudo em aberto, atividades que não se concretizam, 13º que não sai. Tô num momento que deveria estar feliz, mas não estou, não me pergunte por que pois não sei responder.
    Passarei o Natal em Arraial com minha família, quero lavar minha alma naquele marzão e começar 2011 com tudo que tenho direito.
    Te ligo.
    Beijos no Miguelito e em ti.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...